
5 principais dúvidas dos inquilinos na hora de alugar o imóvel
Vai alugar um imóvel para morar? Tem dúvidas sobre essa negociação? Fique atento nesse artigo porque uma das suas dúvidas pode ser respondida aqui e te ajudar na hora de decidir pela locação do imóvel.
Os locatários – conhecidos popularmente como inquilinos – sempre ficam com muitas dúvidas na hora de alugar um imóvel para morar e é importante esclarecê-las a fim de que toda essa negociação seja feita com total transparência e muita segurança tanto para o locatário quanto para o locador (proprietário do imóvel).
Por isso, separamos as cinco principais dúvidas que os inquilinos têm para esclarecê-las agora, nos próximos parágrafos, e facilitar a sua vida.
Boa leitura!
1. Estou morando de aluguel. Se houver algum problema com o imóvel, o que devo fazer?
Registre por escrito o dano causado e protocole sua reclamação referente aos problemas estruturais que atingiram o imóvel. Neste caso, é primordial que seja comunicado ao locador ou à imobiliária sobre o ocorrido a fim de que providências sejam tomadas para os reparos aos danos.
2. Vou sair do imóvel alugado antes do fim do contrato. Vou pagar multa?
Sim! Irá pagar e o valor da multa será proporcional aos meses que ainda não foram pagos, como forma de garantir que o locador não seja prejudicado. Neste caso, a imobiliária que intermediou a negociação poderá fazer os cálculos para definir o valor da multa que será paga.
3. E quando o prazo do contrato de locação acabar? O que acontecerá?
Isso deverá estar alinhado com o locador com antecedência. Ele tanto pode pedir a devolução do imóvel como também pode mantê-lo com o locatário, renovando o contrato de locação.
4. Sou o locatário/inquilino. Quais juros, impostos e taxas tenho de pagar?
Lembre-se que o valor do aluguel sofrerá reajustes anualmente e, além disso, taxas de condomínio e IPTU também devem ser pagos pelo inquilino, assim como taxas extras em caso de despesas gerais com o condomínio, exceto quando for para cobrir obras. Custos com fornecimento de água, de energia elétrica e coleta de lixo também são da obrigação do inquilino pagar.
5. Ao sair do imóvel alugado, quais são as responsabilidades do inquilino quanto ao consumo de água e de energia elétrica?
É fundamental que ele faça o pedido de desligamento e consumo final de água e luz para que haja garantias de que não haverá contas posteriores e que as outras já estão quitadas. Afinal, o inquilino é o responsável pelos possíveis débitos.
Agora, com as suas principais dúvidas esclarecidas, lembre-se que na hora de alugar seu imóvel para morar nós, da Ritzel Imóveis, temos mais de 13 anos de atendimento personalizado e somos especialistas em locações e vendas de casas e apartamentos, inclusive de alto padrão!

Buscamos nos conectar com seus sonhos para encontrarmos os melhores imóveis que sejam ideais para você e contemple suas necessidades. Além disso, prestamos todo atendimento e apoio durante o processo de locação, do início ao fim.
Conte com a nossa especialidade! O seu imóvel para locação está, aqui, na Ritzel Imóveis.
Conhece alguém que está procurando imóvel para morar de aluguel?
Envie esse artigo para ela e continue visitando nosso blog para conferir os demais conteúdos que preparamos para você!
Confira os posts
Relacionados

Por que os imóveis na planta estão em alta mesmo em tempos de incerteza
A busca por imóveis na planta continua em crescimento, mesmo em cenários econômicos instáveis. O fe...

Ritmo Contemporâneo: o novo lançamento que redefine o jeito de morar na cidade
Viver bem é encontrar o equilíbrio entre liberdade, conforto e exclusividade — e o Ritmo Contemporân...