Na hora de comprar a casa própria optar pelo financiamento imobiliário ainda é a decisão da maioria dos brasileiros. Além de ser a alternativa mais econômica, ela também permite que você entre no seu imóvel de maneira rápida, mesmo antes de quitá-lo.
Porém, quando o assunto é financiamento de imóveis são muitas as dúvidas que cercam a sua mente? Calma, nós sabemos disso. Inclusive, uma dúvida recorrente que sempre surge é sobre a compra financiada do segundo imóvel.
Isso porque, geralmente, a pessoa ainda está pagando o financiamento do primeiro imóvel e já quer assumir a dívida de um outro financiamento imobiliário para a compra de um segundo imóvel. Será que isso é possível?
Se sua dúvida também é esta ou se algum amigo tem essa incerteza, continue lendo esse artigo para saber se é possível ter dois financiamentos de imóveis ativos no nome de uma mesma pessoa.
Saiba que o valor da renda mensal só pode ser comprometido em 30%
Isso mesmo. Para que você tenha dois financiamentos de imóveis ao mesmo tempo a instituição financeira irá analisar com critério a modalidade de financiamento na qual você se enquadra.
É importante ressaltar que ao somar as duas parcelas dos financiamentos imobiliários o comprometimento da renda mensal do comprador não pode ultrapassar os 30%. Se isso acontecer, o segundo imóvel não poderá ser comprado por meio dessa modalidade.
Portanto, a capacidade financeira de quem está querendo financiar é fator determinante para a aprovação de um segundo financiamento imobiliário, se ela for suficiente para arcar com todas as despesas tanto dos financiamentos quanto dos outros compromissos financeiros, o banco irá aprovar.
Até porque, ao financiar o segundo imóvel, o comprador passa novamente por todo o processo junto ao banco, que irá analisar todo seu histórico de pagamentos, seu score, comprovante de renda e todos os demais documentos.
A instituição financeira precisará assegurar o máximo possível que o comprador irá conseguir pagar todas as prestações dos financiamentos com risco zero de tornar-se inadimplente.
Uso do saldo do FGTS é permitido para financiar a compra do segundo imóvel?
Depende da situação. Cada caso é um caso. Se o primeiro imóvel financiado ainda estiver ativo pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) o comprador não poderá utilizar o recurso do FGTS para financiar seu segundo imóvel.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, que é o banco gerenciador e administrador do FGTS em todo o país, o uso dos valores do Fundo de Garantia para a compra de um imóvel precisa seguir algumas regras importantes.
Uma delas é que o comprador não pode ter financiamento imobiliário ativo no Sistema Financeiro de Habitação em qualquer parte do país. Portanto, só com essa regra a compra do segundo imóvel financiado usando o FGTS já está impedida.
Portanto, a compra de mais um imóvel financiado somente será feita se o comprador tiver uma renda mensal compatível com o valor da soma das parcelas referentes aos dois imóveis financiados, entendeu?
Caso essa comprovação não seja feita, o banco irá rejeitar a proposta e você ficará impedido de ter o financiamento do segundo imóvel ao mesmo tempo do primeiro.
Ou seja, se você quer comprar o segundo imóvel financiado e não sabe se terá renda mensal suficiente para assumir mais essa dívida, converse já com os corretores, aqui, da Ritzel Imóveis e vamos te ajudar a entender melhor esse impasse