imagem principal do post

Ambientes integrados: conheça essa tendência, quais as dicas e vantagens

Os ambientes integrados estão ganhando cada vez mais espaço entre as famílias, isso porque, eles são responsáveis por trazer mais dinamismo, classe e amplitude para as casas e apartamentos.  

Essa técnica consiste em fazer com que os moradores, tenham a percepção de que o interior do seu imóvel é mais espaçoso, o que proporciona mais conforto e comodidade para o dia a dia. É uma ótima aposta, principalmente para apartamentos, que normalmente tem metragem menor, já que esse recurso pode garantir uma experiência incrível para esses ambientes. 

Integrar dois ou mais cômodos, dão um ar de sofisticação e modernidade, sem falar na praticidade que eles trazem para o seu lar, e por isso, cada vez mais as famílias têm optado por imóveis que tenham esses espaços.

Continue a leitura para entender melhor quais as vantagens dos ambientes integrados e algumas dicas, de como otimizar esses espaços de maneira moderna e sofisticada. Confira!

Como surgiu essa tendência? 

A ideia de integrar dois ou mais ambientes surgiu a partir dos lofts (espaços que não tem separação por paredes, exceto o banheiro). Inspirados nesse modelo de imóvel, os ambientes integrados, foram ganhando reconhecimento e hoje, viraram um novo estilo na arquitetura contemporânea. 

O espaço agora virou sinônimo de luxo. Uni-los, pode potencializar o local e ainda tornar uma solução inteligente, pois amplia o espaço e aproxima as pessoas. Logo, os lares têm maior aconchego e cria-se uma área social mais confortável.

Além disso, os ambientes integrados, vão além do estético, dando um ar moderno e funcional para cada parte deste local. 

Vantagens de ter um ambiente integrado 

Além de úteis, os ambientes integrados, trazem um dinamismo e uma otimização de espaços. Confira algumas vantagens:

Melhora na iluminação

Sem tantas paredes para bloquear a luz natural, os ambientes integrados permitem que a luz passe pelo cômodo, tornando-o mais agradável. Além disso, o espaço recebe melhor a claridade e fica mais iluminado, esse fator, pode implicar diretamente nos aspectos econômicos, uma vez que, com mais claridade, menor será a necessidade de utilizar luz artificial.

Incentiva a convivência e amplia o espaço

As paredes dividem e limitam os cômodos, removê-las traz uma sensação de amplitude e lugar aberto. Além disso, esses ambientes têm o grande potencial de melhorar e incentivar a convivência familiar, uma vez que, a comunicação se torna mais acessível. 

Valorização do imóvel

A integração de ambientes, é uma forte tendência, principalmente em imóveis compactos. Com a alta procura para esse estilo de construção, o imóvel será valorizado mais rápido, o que facilita a venda e a locação. 

Além disso, essas propriedades, têm um apelo estético muito grande, e que chama atenção de muitas famílias na busca por um imóvel. 

Dicas para integrar ambientes

O grande desafio aqui, é encontrar uma solução para esses ambientes, sem colocar obstáculos entre um local e outro. Para integrar os cômodos, você não precisa necessariamente de uma barreira física ou reformas, apesar de ser a maneira mais tradicional, ela não é a única. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como integrar os ambientes, de maneira moderna, aconchegante e sofisticada.

Aposte na decoração

Você pode apostar na própria decoração para delimitar esses ambientes integrados. Alguns utensílios como tapete ou até mesmo os móveis, podem ser aliados nesta tarefa. 

Você pode também utilizar algumas informações marcantes, que não se repitam no outro ambiente, para poder sinalizar essa limitação, como por exemplo, alguns objetos pendentes, lustres, itens decorativos e outros.

Tudo depende da sua personalidade e criatividade! Essas escolhas podem ser feitas com a maior liberdade, afinal, você precisa se sentir bem e acolhido pelo local. 

Iluminação

Os itens de iluminação também podem ajudar a separar esses ambientes, invista em luminárias de chão, de parede, lustres ou pendentes.

Para fazer essa delimitação, você pode usar diferentes cores e materiais. Além disso, a iluminação por si só, já pode ser um diferencial, opte por lâmpadas distintas, com luz branca para um local e amarela para o outro, por exemplo.

O lugar em que estarão posicionadas, também pode ser um diferencial e um indicador de ambientes, ajustar uma luminária entre a TV e o sofá, por exemplo, pode indicar que ali é a sala de estar.

Itens de construção

Utilizar alguns revestimentos pode ser uma ótima escolha para ambientes integrados, isso porque, eles vão dar um diferencial para cada ambiente, o que vai indicar a delimitação de cada área. 

Investir em uma tintura diferente ou em papéis de parede pode ser uma ótima alternativa. Já que além de separar os ambientes, eles trazem um toque a mais e um estilo único para o seu lar.

Se o seu imóvel é alugado, é importante lembrar que não pode haver mudanças sem a autorização do proprietário, por isso, aposte em elementos que possam ser retirados, ou voltados ao estado original antes de entregar as chaves. 

Barreiras físicas

Por fim, podemos citar a maneira mais tradicional de delimitar os ambientes integrados. Neste sentido, você pode apostar em balcões, parede com metade da altura e ilhas.

Além disso, você pode utilizar vidros para separar. Por serem transparentes, eles podem manter a sensação de ambientes integrados, além de serem uma ótima aposta para quem deseja colocar ar condicionado, pois podem ser fechados.

São diversas as alternativas para delimitar os ambientes integrados em sua casa, ou seja, não necessariamente você precisa de separações físicas ou realizar grandes reformas para investir nessa tendência. 

Gostou desse conteúdo? 

Acesse o nosso site e confira as opções de locação e compra disponíveis, temos diversos imóveis com a opção de ambientes integrados!

Confira os outros conteúdos do nosso blog.