imagem principal do post

Vistoria de entrada no imóvel alugado: entenda a importância desse laudo

Confira agora qual é a importância do laudo de vistoria do imóvel alugado e como assegurar a entrega e devolução deste imóvel em bom estado de conservação ao fim do contrato de locação evitando que ambas as partes enfrentem prejuízos futuros.

vistoria de entrada no imóvel alugado é um laudo essencial tanto para o inquilino quanto para o locador. É comum que ocorram queixas, de ambas as partes, sobre a burocracia que há antes da liberação da locação.

No entanto, é preciso compreender que todas as etapas que antecedem a locação de um imóvel têm sua importância e a ausência de qualquer uma delas pode acarretar prejuízos ao longo do contrato ou ao fim dele.

Para esclarecer mais sobre isso separamos um dos laudos mais essenciais em um contrato de locação que é o laudo de vistoria de entrada do inquilino na casa ou apartamento alugado.

Nos próximos parágrafos, você irá entender melhor as razões que justificam a exigência desse tipo de laudo e o porquê evitar ‘pular’ essa etapa para não se arrepender depois. Continue acompanhando nosso artigo para saber mais.

Laudo de vistoria do imóvel alugado: é mesmo uma garantia?

Tão logo o futuro inquilino decide pela locação de determinado imóvel é preciso assegurar que ele será devolvido ao proprietário por meio da imobiliária nas mesmas condições nas quais foi alugado.

Ou seja, com pintura nova, todos os vidros sem trincas ou quebras, portas e maçanetas em bom funcionamento, pisos e revestimentos inteiros, torneiras e demais itens funcionando corretamente e toda a estrutura do imóvel em bom estado de conservação.

Mas como o locador terá essa garantia? Essa é uma dúvida recorrente entre muitos proprietários de imóveis, que ainda não estão acostumados com o processo de locação. Porém, essa garantia pode, sim, ser dada por meio do laudo de vistoria do imóvel alugado.

No contrato de locação, esse laudo deve constar como item obrigatório para a locação do imóvel precisando ser feito e assinado antes da entrada do inquilino na casa ou apartamento alugado e também na saída dele ao fim do contrato.

Portanto, o laudo de vistoria do imóvel alugado é um documento de garantia no qual estão reunidas todas as informações referentes ao imóvel e que foram apontadas durante a visita técnica feita por um profissional designado pela imobiliária que intermediou a locação. Esse profissional fotografa toda a propriedade e analisa cada cômodo e seus detalhes a fim de assegurar que o local está apto para o inquilino residir.

Assinatura do laudo de vistoria do imóvel: não assine antes de ler e concordar

Antes de assinar o laudo de vistoria do imóvel, locador e inquilino devem conferir com muita atenção cada item que foi registrado no documento na entrega do imóvel alugado e entender claramente qual manutenção ou reparo é de responsabilidade do locador e quais são do inquilino.

Por exemplo, as paredes têm pintura recente? Apresentam trincas ou rachaduras? Alguma parede está com papel de parede? Qual é o estado de conservação desses materiais?

As instalações elétricas e hidráulicas estão em bom funcionamento ou já existem infiltrações e falhas. Lembre-se que esses itens são daqueles que mais dão dores de cabeça aos inquilinos.

Por isso, avalie criteriosamente todas as informações que o laudo de vistoria do imóvel alugado pontua. Quanto mais detalhes esse laudo trouxer, melhor será para inquilino e locador. Por exemplo, qual é a quantidade de interruptores elétricos e tomadas que há em cada cômodo do imóvel?

Detalhes como esse asseguram que o inquilino não caia em armadilhas que o obriguem a arcar com gastos de reparo ou manutenção que seja de responsabilidade do locador e vice-versa.

Ah! Lembre-se, inclusive, da importância da manutenção na caixa d’água registrando no laudo de vistoria do imóvel alugado quando foi a última data da manutenção feitas neste equipamento.

Enfim, cada item registrado no laudo de vistoria precisa ser devolvido ao inquilino pelo locatário no mesmo bom estado de conservação em que foi entregue pelo locador. Caso contrário, o inquilino está sujeito a pagar determinado valor de multa (que constará no contrato de locação) pelos estragos causados e não reparados ao imóvel.

Viu? Por isso, é fundamental ter uma imobiliária experiente e com uma equipe de excelência para te atender e ajudar na hora da locação do imóvel, seja você proprietário ou inquilino. Entre em contato conosco para que o laudo de vistoria do imóvel alugado seja feito da maneira mais correta e transparente possível.

Nós, da Ritzel Imóveis, queremos deixá-lo tranquilo e seguro na hora da locação. Aproveite e compartilhe esse artigo com quem também precisa saber um pouco mais sobre esse assunto.